ENREDOS: GRUPO ESPECIAL 2017
CONHEÇA OS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBDA DO GRUPO ESPECIAL PARA O CARNAVAL 2017 NA ORDEM DO DESFILE
DOMINGO 26/02/2017
PARAÍSO DO TUIUTI: "Carnavaleidoscopicamente Tropifágico"- a escola vai relembrar a Tropicália, movimento cultural brasileiro importantíssimo do fim dos anos 60.
ACADÊMICOS DO GRANDE RIO: "Ivete, do rio ao Rio" - a cantora baiana Ivete Sangalo ganhará uma homenagem na Marquês de Sapucaí.
IMPERATRIZ LEOPLDINENSE: "A mística Xinguana, o clamor da floresta" - o enredo exalta os índios a partir dos trabalhos de Orlando Villas-Bôas.
UNIDOS DE VILA ISABEL: "O som da cor" - a Vila resgatará os ritmos africanos que formaram a identidade musical do continente americano.
ACADÊMICOS DO SALGUEIRO: "A Divina Comédia do Carnaval" - o Salgueiro transitará entre o céu e o inferno do Carnaval em uma homenagem à "Santíssima Trindade" do samba: os carnavalescos Joãosinho Trinta, Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues.
BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS: "Iracema, a virgem dos lábios de mel" - a Beija-Flor vai transformar em Carnaval o romance de José de Alencar, uma das maiores obras da literatura brasileira.
SEGUNDA FEIRA 27/02/2017
UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR: "Nzara Ndembu - Glória ao Senhor Tempo" - a Ilha promoverá uma reflexão sobre a relação entre o homem e o tempo através de ensinamentos da cultura banto.
SÃO CLEMENTE: "Onisuáquimalipanse (Envergonhe-se quem pensar mal disto)" - a escola resgata histórias do Rei Luis XIV e sua corte na França do Século XVIII.
MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: "As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakech" - a escola vai viajar pelas histórias e pela cultura do Marrocos.
UNIDOS DA TIJUCA: "Música na alma, inspiração de uma nação" - a partir de um encontro entre Pixinguinha e Louis Armstrong, o enredo exalta a música negra norte-americana e sua influência a formação da identidade da raça negra nos Estados Unidos.
PORTELA: "Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar..." - o enredo vai viajar pelos grandes e mais importantes rios do Planeta até chegar ao Rio de Janeiro e aos versos de Paulinho da Viola.
ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA: "Só com a ajuda do santo" - o enredo exalta a religiosidade do brasileiro e sua fé em todo o tipo de santo.